Trabalho escrito

1. Introdução

 1.1. Fundamentação teórica

   1.1.1. Primeira reportagem


Com o estímulo do acesso a internet de banda larga e com as câmeras digitais, as pessoas começaram a não só fazer blogs (somente escrito) começaram colocar vídeos e deram origem aos videoblogs ou vlogs. "Então pensei: "Por que não contar tudo isso através de vídeos? Seria mais fácil descrever os fatos com imagens do que com palavras". diz Thiago Fialho, um dos primeiros vloggers, que faz vídeos para o youtube desde quando essa mania de gravar os vídeos nem era tão conhecida, e que hoje é realmente muito utilizada."Os videoblogs não são usados apenas para contar histórias pessoais. “Depois da atuação dos blogs com conteúdo político nas últimas eleições presidenciais dos EUA, os meios de comunicação da rede se mostraram formadores de opinião e ganharam respeito.” diz Juliano Barreto, e o que realmente é verdade, uma vez que os vloggers expõem suas opiniões e influenciam na opinião de quem assiste.

   1.1.2. Segunda Reportagem





Existe uma briga pelo título de quem foi o primeiro vlogger, porém o verdadeiro inventor ainda não foi declarado mesmo com pesquisas utilizando um sistema (WayBackMachine), que declara que o Vlog 2.1 tem registros datados em 2001.
Apena Adrian Miles tem uma suposta descoberta documentada em links e vídeos com data de novembro de 2000, onde diferencia um blog de um vídeoblog ou vlog. A partir disso, Miles se dedicou aos videoblogs e publicou milhares de vídeos em seu site.
Miles diz que a idéia de colocar vídeos nos blogs era para explorar possibilidades de mostrar coisas diferentes, com fotos, sons e imagens em movimento, o que faria seu blog ser muito mais dinâmico e ter muito mais visitas. Ele afirma também, que a internet é uma ótima ferramenta para publicações desse tipo e hoje oferece muito mais condições para os vídeos serem visualizados em uma ótima qualidade.
Adrian Miles aconselha a quem queira criar um vlog ou quem já tem a não confundi-lo com um programa de TV, pensando nos vídeos como se fossem comerciais, não tão grandes e interessantes para não causar certo tédio ao receptor. Ele quem batizou o videoblog como um processo de vogging, pois naquele momento pensou que eles seriam blogs com um conteúdo mais interativo e não com vídeos comuns, assim originando os vlogs.

  1.1.3. Terceira Reportagem





Segundo análises do IBOPE, durante as férias escolares de julho aumentam o acesso a sites de videologs e fotologs.
Essas pesquisas apontam que em março, sites de vídeos contaram com cerca de 6,52 milhões de usuários, sendo o youtube responsável pela maior parte do número de visitantes: 5 milhões. Sendo que, a maior parte do público que visita esses sites de vídeos (51% aproximadamente), tem até 24 anos. O tempo de acesso a esses vídeos também cai ao término das férias para 12 minutos e 3segundos, sendo que durante julho chega a 18 minutos e 28segundos.
No Brasil, a tendência tem sido para a expansão do uso de sites do tipo videolog, segundo Janaina Gimael, o interesse por esses vídeos têm reduzido o acesso a fotologs. “O internauta brasileiro passa a ter no vídeo uma opção além da fotografia, e tende a usar ambas”, explica.

 1.2. Justificativa

Quando fomos escolher nosso tema, decidimos optar por algo que fosse próximo a nossa realidade e do conhecimento da maioria. Queríamos um tema sobre o qual tivéssemos um amplo conhecimento e que facilitasse na apresentação e durante o tempo da pesquisa. Um tema que gostássemos, e que trabalhar com ele não se tornasse apenas uma obrigação, mas diminuísse esse “fardo” durante o trabalho. Esse tema foi escolhido também devido a sua influência na opinião da nossa geração e também por ser a marca da mesma.
Levamos em consideração o poder e a influência da mídia nas gerações atuais, vendo o quanto os meios de comunicação às influenciam.
Outro fator que foi crucial na escolha deste tema foi o grande aumento no número de acessos de vídeos no youtube. Com o crescimento da procura por esse tipo de mídia, surgiram vários vídeos sobre diversos assuntos, onde os vlogs se destacaram.
Com a facilidade do acesso e a diversidade de assuntos, os vlogs foram ganhando espaço e hoje são vistos no mundo inteiro.

1.3. Objetivos

           1.3.1. Gerais:

Obter o máximo de conhecimento sobre o tema e desenvolve-lo em todas as suas áreas. Descobrir informações novas sobre o os vlogs e avaliá-las, ampliando o que sabemos sobre o assunto. Outro objetivo é passar adiante o máximo de conhecimento sobre o assunto, sanando a possível curiosidade das pessoas sobre o assunto, expandindo o conteúdo sobre os vlogs e para os que não conhecem, levar esta novidade até eles.

1.3.2.  Específicos:

- Ver o que as pessoas estão achando deste novo meio de expressão;
- Avaliar a influencia dos vlogs na geração atual e na opinião de quem os assiste;
- O que o vlogger necessita para cair no gosto do publico;
- Onde são assistidos estes vídeos;
- Qual o sexo das pessoas que mais assistem vlogs;
- A idade deste público;
- Os vlogs mais vistos;
- O apoio a estes;


2. Tema

Com o estímulo do acesso a internet e com as câmeras digitais, os usuários dos blogs, que utilizavam apenas texto, começaram a incrementar seus posts com vídeos. Até mesmo quem não tinha um blog, começou a relatar suas experiências através de vídeos. Tudo isso deu origem aos vlogs.
Os vlogs, vídeos blog ou vídeologs são blogs em que o conteúdo principal consiste em vídeos. Nesses vídeos, os “vloggers” tratam dos mais diversos assuntos: vida pessoal, acontecimentos, curiosidades, etc.
Costumam ter postagens semanais ou mensais, e os vídeos geralmente são postados em um canal no site youtube.
O primeiro vlog que surgiu, foi o do americano Adam Kontras, em 2000. Já o primeiro vlogger brasileiro foi Thiago Fialho, que fez sua primeira postagem em 2003.
Atualmente, os vlogs estão entre os vídeos mais vistos da internet e são extremamente influentes na vida dos jovens.
Os principais canais atualmente são: Mas poxa vida (Pc Siqueira), Não faz sentido (Felipe Neto), Luba TV, Anônimo, Vagazóides, Gabbie say hi, Desce a letra, etc.


3. Sobre os principais vloggers: Felipe Neto e PC Siqueira
 

  3.1. PC Siqueira


Paulo Cesar Siqueira, mais conhecido como Pc Siqueira, nasceu em Guarulhos no dia 18 de Abril de 1986.       
            O astro virtual é ilustrador e colorista de histórias em quadrinhos desde os 15 anos. 
Possui cerca de 41 milhões de acessos e por volta de 467 000 seguidores no Twitter e seus vídeos estão semanalmente entre os mais vistos pelos brasileiros.
    “Minha prioridade é meu trabalho como ilustrador, ainda que fazer vídeos tenha dado mais grana. Mesmo assim, não vou parar de trabalhar e viver em função dos vídeos, pois se eu sair do mercado de trabalho, depois fica difícil para voltar" diz PC.
            Após perceber que vídeos estavam tomando o tempo que antes era dedicado aos desenhos, ele decidiu se aproveitar da ferramenta para fazer dinheiro, vendendo merchandising, postando vídeos promocionais e tweets pagos. Com isso, passou de uma renda que variava de 2 000 a 5 000 reais para uma média de 20 000 reais mensais. 
           O vlog funciona como uma terapia para ele. Vítima de brincadeiras das outras crianças por causa do seu estrabismo, PC foi alfabetizado em casa. Mais tarde, chegou a desenvolver síndrome do pânico. “Falo na web para tentar melhorar as coisas para mim. Eu lido com as minhas frustrações, e muita gente se identifica.”      Mas e quando o sucesso passar? “Não é como se eu fosse a Sandy, que está acostumada com atenção”, diz. “Para ela, a realidade é essa. Para mim, só uma fase.”

   3.2. Felipe Neto


            Felipe Neto é um ator e vlogueiro brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro no dia 21 de janeiro de 1988. Com 23 anos, ele já fez vários cursos de teatro, participou de peças e musicais. Apesar da improvisação, ele conta que monta um pré-roteiro com os tópicos que apresentará em cada vídeo. Tudo isso feito em um quarto da casa, tendo como fundo uma parede com adesivos e jogos americanos colados.
Inspirado em blogs americanos de humor, ele alimentava há muito tempo a vontade de fazer vídeos para o YouTube. Felipe queria montar um personagem extremamente ácido e irônico, que fizesse uma crítica de tudo o que o incomodava. E conseguiu.
Em Abril de 2010, ele começou a postar vídeos abordando temas da atualidade e fazendo críticas a comportamentos de artistas e do cotidiano da população. Não faz sentido, seu canal começou a ganhar espaço na Web  ganhando muita repercussão e vários viewers. Como alvo principal fez vídeos de ídolos dos jovens como os cantores Fiuk – Filho do Fábio Junior, Crepúsculo, Justin Bieber e Restart.
Felipe Neto venceu o VMB (Video Music Brasil) de 2010 prêmio, da MTV  na categoria Web Star, concorrendo com grandes nomes como: Katylene, Mistery Guitar Man, OCriador e PC Siqueira. Também ganhou quadros em programas de televisão, como o globo esporte e faz divulgação em seu twitter, que tem aproximadamente 1.156.671 seguidores. Seus videos no youtube além de estarem sempre entre os mais vistos já tiveram cerca de 95096916 visualizações.


4. Influência
            
            Podemos constatar com o nosso trabalho, que os vlogs exercem uma grande influência entre os jovens, tanto no modo de se comportar, como vestir e falar.
       Tudo isso por causa do alvoroço que os vloggers estão causando nestes tempos, marcando esta geração.
         Os vloggers têm seu estilo próprio e compartilham suas opiniões, tendo assim seguidores e pessoas que discordam, é claro. Lembrando que todos têm direito de expressão e que devem de ser respeitados.
            Os vloggers sempre estão tratando de temas que estão na mídia e sempre atualizados, falando sobre tudo, e isso pode até ser utilizado pra outros meio, não só pra diversão.
            Por tratarem de diversos assuntos, e na maioria das vezes, temas recentes, eles conseguem deixar as pessoas informadas, o que pode até ajudar em uma hora de redação de vestibular, por exemplo, e até mesmo em argumentos em uma conversa.
            Além disso, podem atuar no meio social, já que vários vloggers fazem campanhas e até mesmo protestos, com estes fins, que acabam influenciando e impactando quem os assiste.
            Concluímos então que os vloggers exercem uma grande influência sobre a opinião e atitude de quem os assiste. Estão ganhando uma grande dimensão e tem de tudo para continuar crescendo.

5. Protesto: Preço justo já!
      No dia 26 de abril de 2011 foi criado, numa parceria entre o vlogger Felipe Neto e o jornal Brasil 247, um movimento chamado “Preço Justo Já!”. Tal protesto visa baratear o custo dos produtos importados, do qual boa porcentagem se deve aos absurdos impostos.

     O vlogger fez um vídeo (que já soma mais de 5 milhões de visualizações) no qual cita e compara preços de alguns produtos vendidos no Brasil e o preço que eles são vendidos nos Estados Unidos. No vídeo, também, ele acaba por dar mais destaque aos produtos eletrônicos. Dando como exemplo: Um Playstation 3, videogame lançado pela Sony, custa, fora do Brasil, 474 reais. Aqui, custa 2000 reais devido aos impostos.
      A tag #precojusto foi usada no Twitter para divulgar o site (www.precojustoja.com.br) onde o vlogger reunia assinaturas. Felipe Neto prometeu que, se conseguisse um milhão de assinaturas, iria até Brasília entregar o fruto do protesto nas mãos da presidente Dilma Rousseff.
      Até o momento o site reúne mais de 692 mil assinaturas.



6. População
          Estudantes da faixa etária de 12 a 18 anos da cidade de Bauru do Estado de São Paulo,  sendo que Bauru tem aproximadamente 360 mil habitantes.

7. Amostra
         Dados coletados de 200 pessoas (ou seja, 200 questionários), de duas diferentes escolas de Bauru: CTI e Fênix.


8. Questionário
1- Qual é sua idade?                      
R:
2- Qual seu seu sexo?
(   ) Feminino
(   ) Masculino
3- Você sabe o que são Vlogs?
(   ) Sim
(   ) Não
4- Costuma assistir Vlogs?
(   ) Sim, com frequência
(   ) Sim, de vez em quando
(   ) Já vi, mas não gostei
(   ) Não, e nunca ouvi falar
5- Quantos Vlogs você assiste?
R:
6- O que você procura ao assistir esses vídeos?
(   ) Entretenimento (música, humor, etc.)
(   ) Informação (notícias, meio ambiente, cultura, etc.)
(   ) Ambos
7- Quais desses Vlogs você costuma assistir?
(   ) Nãofazsentido (Felipe Neto)
(   ) MasPoxaVida (PCSiqueira)
 (   ) Gabbiesayshi
(   ) Desce a Letra
(   ) LubaTV
(   ) Anônimo
(   ) Vagazóide
(   ) Outros
8- Como você descobriu os Vlogs?
(   ) Amigos
(   ) Família
(   ) Redes Sociais
(   ) Sozinho
9- Onde costuma assistir?
(   ) Em sua casa
(   ) Na casa de algum amigo ou familiar
(   ) Em Lan Houses
(   ) Outro
10- O que mais te chama atenção nos vídeos?
(   ) A maneira do vlogger expressar ideias
(   ) O tema
(   ) A maneira que o vídeo é editado
(   ) As piadas
(   ) Outro
11- Você acha que as opiniões dos vloggers podem mudar a opinião de uma pessoa?
(   ) Sim
(   ) Não
(   ) Não sei
12- Alguma vez já mudou a sua?
(   ) Várias vezes
(   ) Nunca
(   ) Uma ou duas vezes
(   ) Não assisto Vlogs
13- Você já ouviu falar do protesto "Preço justo já!"?
(   ) Sim
(   ) Já, mas não me interessei
(   ) Não
14- Esse protesto foi criado pelo Vlogger Felipe Neto ("NãoFazSentido") que defende que os produtos sejam vendidos com menor imposto, como é feito nos outros países. Você acha que esse protesto poderia, efetivamente, gerar algum tipo de mudança no preço dos produtos?
(   ) Sim
(   ) Não
(   ) Não sei
15- Você participaria/participou desse protesto?
(   ) Sim
(   ) Não
16- Você concorda com as críticas ofensivas ou violentas dos espectadores quando discordam dos vloggers?
(   ) Sim
(   ) Não
(   ) Não assisto
17- Você acha que Vlogs podem ser utilizados para meios educacionais?
(   ) Sim, inclusive para meios sociais
(   ) Sim, já que expressam opiniões e em sua maioria são temas recentes, o que nos deixa informados.
(   ) Não acho adequado
(   ) Não tenho certeza
18- Você apóia a publicidade nos vídeos?
(  ) Sim, já até comprei um produto anunciado
(   ) Sim, é uma maneira do vlogger ganhar algum dinheiro com o que faz, mas nunca comprei um produto
(   ) Não
(   ) Nunca havia reparado nisso
19- Você costuma assistir:
(   ) Os Vlogs mais famosos
( ) Vários Vlogs, inclusive os mais desconhecidos
(   ) Vlogs nacionais e internacionais
(   ) Não assisto
20- Você faria um Vlog?
(   ) Sim
(   ) Não, pois acho que ninguém iria assistir
(  ) Não, pois não sei tratar de temas de maneira divertida como os vloggers
(   ) Talvez


9
. Gráficos


9.1. Pergunta 1

 Qual a sua idade?
O objetivo dessa questão é descobrir qual é a idade dos internautas que procuram esse tipo de mídia.

Rol



Tabela



Gráfico



Observações:
Ø Concluímos que a maioria dos entrevistados está entre 14 e 16 anos, o que fortalece a idéia de que os vlogs são um tipo de mídia voltado mais para jovens, levando em consideração o fato de que a maioria dos entrevistados sabia o que vlog.


 

9.2. Pergunta 2

 Qual seu sexo?
Essa questão tem como objetivo analisar o sexo dos entrevistados comparando com o resultado dos demais gráficos, termos uma idéia de qual sexo predomina em tal tipo de mídia.

Tabela








Gráfico


Observações:
Ø Podemos observar que não existiu uma grande diferença no sexo entre os entrevistados.


9.3. Pergunta 3

 Você sabe o que são vlogs?
         O intuito dessa questão é descobrir se os entrevistados sabem o que são os vlogs.

Tabela


Gráfico



Observações:
Ø Isso comprova o que mencionamos no primeiro gráfico sobre a idade dos jovens e também nos mostra que a grande maioria dos jovens sabe o que são vlogs, apesar de sua recente popularização.


9.4. Pergunta 4

 Você costuma assistir vlogs?
Essa questão tem como objetivo analisar se os entrevistados têm o hábito de assistir vlogs.

Tabela

Legenda
A= Sim, com freqüência
B= Sim, de vez em quando
C= Já vi, mas não gostei
D= Não e nunca ouvi falar

Gráfico

9.5. Pergunta 5

Quantos vlogs você assiste?
O objetivo dessa questão é saber quantos vlogs os internautas costumam assistir.

Rol


Tabela


Gráfico


Observações:
ØConcluímos com esse gráfico que a maioria das pessoas costuma assistir em média dois vlogs, devido à falta de tempo e a dificuldade que é acompanhar um vlog, pois os canais possuem muitos vídeos e alguns chegam a até 10 minutos.

9.6. Pergunta 6

O que você procura ao assistir esses vídeos?
        O objetivo dessa questão é saber o que os entrevistados procuram nos vídeos.

Tabela


Legenda
A= Entretenimento (música, humor, etc
B= Informação (notícias, meio ambiente, cultura, etc)
C= Ambos
D= Não assisto

Gráfico



9.7. Pergunta 7

Quais desses vlogs você costuma assistir?
        O objetivo dessa questão é ver qual vlog é mais popular entre os entrevistados. E, esta pergunta não foi feita em forma de porcentagem, pois o entrevistado podia assinalar mais de uma alternativa.

Tabela


Gráfico

Observações:
ØObservamos que os vloggers mais conhecidos são o Felipe Neto (nãofazsentido) e o PC Siqueira (maspoxavida), que são vlogs que fazem criticas e falam sobre assuntos polêmicos.

 

9.8. Pergunta 8
Como você descobriu os vlogs?
Essa questão tem como intenção descobrir como os entrevistados descobriram os vlogs.

Tabela


Tabela
A= Amigos
B= Família
C= Redes sociais
D= Sozinho
E= Não assisto



Gráfico

 

Observações:
Ø Esse gráfico mostra que as redes sociais podem “apresentar” os vlogs aos internautas, por exemplo, existem várias tiras com frases de vloggers no tumblr, no orkut, alguém pode falar algo sobre algum vídeo no twitter, etc. E também, mostra que os amigos também influenciam para que assistam.


9.9. Pergunta 9

Onde costuma assistir os vlogs?
O objetivo dessa questão é descobrir onde os entrevistados costumam assistir os vlogs.

Tabela


Legenda
A= Em sua casa
B= Na casa de um amigo ou familiar
C= Em lan houses
D= Outros
E= Não assisto


Gráfico


Observações:
Ø Esse gráfico nos mostra que a grande maioria dos entrevistados assiste os vlogs em casa, o que ajuda a reforçar a idéia de que o avanço tecnológico está ligado à popularidade dos vlog. Levando em consideração que em 2000, quando surgiu o primeiro vlog, o acesso a internet era difícil, devido ao preço dos aparelhos e das linhas telefônicas e a pequena variedade dos tipos de conexão, e nessa época os vlogs mal eram notados. Já atualmente, devido à facilidade do acesso a internet, a rapidez, o avanço desse tipo de tecnologia e os preços acessíveis facilitaram para que os internautas pudessem ter internet em casa, o que ajudou para o aumento da popularidade dos vlogs, que, hoje em dia são conhecidos pela maioria das pessoas.

9.10. Pergunta 10
O que mais te chama atenção nos vídeos?
      Essa questão tem como objetivo avaliar o que mais chama a atenção do público nos vídeos. E, esta pergunta não foi feita em forma de porcentagem, pois o entrevistado podia assinalar mais de uma alternativa.

Tabela


Legenda

A= A maneira do vlogger expressar idéias
B= O tema
C= A maneira que o vídeo é editado
D= As piadas
E= Outros
F= Não assisto


Gráfico

Observações:
Ø Outros seriam vários motivos que poderia fazer o entrevistado gostar de um vídeo, como a qualidade, a pessoa que o faz, etc.


9.11. Pergunta 11
Você acha que as opiniões dos vloggers podem mudar a opinião de uma pessoa?
Essa questão tem como objetivo descobrir a opinião dos entrevistados sobre a influência da opinião dos vloggers sobre quem assiste aos vídeos.

Tabela


Legenda
A= Sim
B= Não
C= Não sei
D= Não assisto vlogs


Gráfico

Observações:
Ø Esse gráfico afirma a força da opinião dos vloggers sobre a opinião dos jovens, pois a maioria acredita que eles realmente conseguem influenciar o pensamento dos jovens.

9.12. Pergunta 12

Alguma vez a opinião de um vlogger já mudou a sua?
O objetivo dessa questão é descobrir se os entrevistados já tiveram sua opinião mudada por um vlogger.

Tabela



Legenda
A= Várias vezes
B= Nunca
C= Uma ou duas vezes
D= Não assisto vlogs

Gráfico

9.13. Pergunta 13

Você já ouviu falar do protesto “Preço justo já!”?
        Essa questão tem como objetivo saber se as pessoas conhecem esse protesto.

Tabela


Legenda
A= Sim
B= Sim, mas não me interessei
C= Não

Gráfico


9.14. Pergunta 14

Você acha que esse protesto pode gerar algum tipo de mudança no preço dos produtos?
Essa questão tem como objetivo saber se as pessoas acreditam na eficácia do protesto.

Tabela


Legenda
A= Sim
B= Não
C= Não sei


Gráfico

9.15. Pergunta 15

Você participaria/participou desse protesto?
                O intuito dessa questão é saber se as pessoas se interessariam em participar ou se já participaram desse protesto.

Tabela


Gráfico



9.16. Pergunta 16
Você concorda com as críticas ofensivas ou violentas dos espectadores?
            Essa questão tem como intuito saber se as pessoas estão de acordo com as críticas ofensivas que os vloggers recebem.

Tabela


Legenda
A= Sim
B= Não
C= Não assisto

Gráfico

9.17. Pergunta 17

Você acha que os vlogs podem ser utilizados para fins educacionais?
            Essa questão tem como objetivo saber se os entrevistados acham que os vlogs podem ser usados para fins educacionais.

Tabela


Legenda
A= Sim, inclusive para meios sociais
B= Sim, já que expressam opiniões e são temas recentes
C= Não acho adequado
D= Não tenho certeza
E= Não assisto

Gráfico


Observações:
Ø A maioria das pessoas respondeu que os vlogs podem ser utilizados para fins educacionais. Um dos fatores que pode levar a essa escolha é o fato de que existem vlogs sobre todo tipo de assunto e que tratam de diversos temas recentes que podem ser interessantes em sala de aula.

 

9.18. Pergunta 18

Você apóia a publicidade nos vídeos?
Essa questão tem como objetivo saber se os entrevistados concordam com a publicidade dos vídeos.

Tabela


Legenda
A= Sim, já até comprei um produto anunciado
B= Sim, é uma maneira do vlogger ganhar algum dinheiro com o que faz, mas nunca comprei um produto
C= Não
D= Nunca havia reparado nisso
E= Não assisto vlogs


Gráfico



9.19. Pergunta 19

Você costuma assistir...
O intuito dessa questão é descobrir o tipo de vlog que as pessoas costumam assistir. E, esta pergunta não foi feita em forma de porcentagem, pois o entrevistado podia assinalar mais de uma alternativa.

Tabela


Legenda
A= Os vlogs mais famosos
B= Vários vlogs, inclusive os mais desconhecidos
C= Vlogs nacionais e internacionais
D= Não assisto


Gráfico


9.20. Pergunta 20

 Você faria um vlog?
O objetivo dessa questão é saber se os entrevistados fariam um vlog.

Tabela


Legenda
A= Sim
B= Não, pois acho que ninguém iria assistir
C= Não, pois não sei tratar de temas de maneira divertida como os vloggers
D= Talvez
E= Não assisto

  
Gráfico

Observações:
Ø A maioria dos jovens, apesar de assistirem aos vídeos, não faria um vlog. Acreditamos que o motivo desse retorno seja ao fato de que ter sua imagem na internet é algo realmente complicado e pode ter conseqüências negativas. E também ao fato de que a maioria dos entrevistados são jovens, e como nesse mesmo gráfico mostra, jovens procuram aprovação e alguns não fariam por medo de não gostarem.

 


10. Considerações finais

Depois de um ano desenvolvendo esse projeto, podemos chegar a diversas conclusões.
Observamos que os vlogs, apesar de ser uma mídia recente, são bem populares e tem uma forte presença no dia a dia dos jovens. Vários os acompanham regularmente e procuram estar atualizados de acordo com a postagem de novos vídeos.
Através da análise dos gráficos, podemos concluir que a maioria das pessoas que procuram por esses vídeos são jovens com idade entre 14 e 16 anos de ambos os sexos.  O que reforça a idéia de que os vlogs são utilizados mais por jovens, devido ao interesse dos mesmos por esse tipo de tecnologia e também às vezes pela falta de tempo dos adultos e até mesmo de interesse.
           Durante o tempo de pesquisa do projeto e depois da construção e análise de alguns gráficos, ficou evidente a influência dos vlogs na vida dos jovens. Vários mudam suas opiniões por causa de um vlog, seguem vloggers no youtube, twitter, facebook, tumblr e etc. Sem contar o quanto as falas e costumes dos vlogs se refletem nos jovens, como a famosa frase do vlogger Felipe Neto “você tem probleminha”, ou a saudação do vlogger Paulo César Siqueira “olá, como vai você?”, que são usadas por diversos jovens. Também vale a pena citar que em diversos sites, como o tumblr, por exemplo, frases de vloggers são citadas a todo o momento, o que prova a influência da opinião dos vloggers no pensamento dos jovens.
           Um dos motivos que achamos que justificaria tal comportamento é a idade do público que respondeu os questionários, pois estão na idade em que a opinião e suas idéias e ideais estão sendo formados, o que faz com que sejam altamente influenciáveis.
           Podemos citar também a força desse tipo de mídia, pois o protesto já citado Preço Justo Já que foi criado ainda esse ano, já conta com mais de 600 mil assinaturas, sendo que com um milhão será levado até a presidente Dilma e suas idéias serão expostas a ela.
            Algo que é notável é a grande fama dos “primeiros” vloggers, como PC Siqueira e Felipe Neto, que em menos de um ano conseguiram mais de 100 milhões de exibições no youtube, mais de 900 mil seguidores no twitter, diversas oportunidades através do vídeo e também lucro através de propagandas nos mesmos.
           Notamos que os vloggers que conseguem maior sucesso são os que falam de assuntos polêmicos ou fazem criticas a qualquer coisa, seja política ou até mesmo as bandas do momento.
           Por fim, com esse trabalho chegamos à conclusão de que os vlogs são a marca da nova geração e ainda vão influenciar muitos pensamentos.



11. Agradecimentos


Gostaríamos de agradecer aos professores envolvidos no projeto: Rodrigo Carvalho e Luiz Eduardo Comin, pela atenção, ajuda e compreensão. Por ter nos auxiliado quando precisamos e pela paciência durante o tempo do trabalho.
Também gostaríamos de agradecer umas as outras. Pois apesar das diferenças conseguimos concluir o trabalho e demos o nosso melhor para isso.
E de agradecer ao Lucas Rossi, por ter cedido uma entrevista para ajudar com o trabalho.


12. Bibliografia


http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17523.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u17527.shtml
http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=6&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb&comp=pesquisa_leitura&nivel=null&docid=7A4A46881CA302B6832572D60064957B

                             Conteúdos acessados durante a elaboração do projeto



13. Blog

Durante o projeto, desenvolvemos um blog, postando semanalmente artigos e
notícias sobre o nosso tema, sempre o deixando atualizado.




O endereço do nosso blog é: http://trabalhovlogs.blogspot.com/


14. Slides em miniatura




































































15. Fórmulas



                                                     


16. Anexos

   16.1 Primeira reportagem


Internautas incrementam blogues com vídeos digitais
JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Estimulados pelo acesso à internet com conexão de banda larga e pela queda dos preços das câmeras digitais, internautas começaram a incrementar seus blogues com vídeos e criaram uma nova categoria de diário virtual: os videoblogues.
Com estrutura semelhante à dos fotoblogues (diários virtuais com fotos), as páginas ainda apresentam algumas limitações técnicas, como a demora para carregar e a baixa qualidade dos vídeos, mas já há quem aposte que os videoblogues serão a próxima mania da internet.
"Um mês de existência foi o suficiente para conquistar de cerca de 15 mil usuários", afirma Ariel Alexandre, fundador do serviço de hospedagem gratuita de videoblogues VideoLog.tv. Alexandre criou o serviço em julho passado e já espera vender planos que ofereçam mais espaço para os usuários, que atualmente dispõem de 7 Mbytes para armazenar seus vídeos.

Política e anedotas
Nos EUA, um serviço semelhante é oferecido pelo Vidblogs, site que já abriga alguns milhares de videoblogues. Os diários tratam de temas como a vida pessoal dos usuários, comentários sobre as eleições norte-americanas e piadas de gosto duvidoso.
Muitos videoblogues, no entanto, não dependem dos serviços gratuitos de hospedagem. O programador Michael Manoochehri, de Oakland (Califórnia), criou o M3blog.comdepois de acessar o site que mostra vídeos com os bastidores da refilmagem de clássico "King Kong" . "Sempre quis ter meu programa de televisão, mas não sabia como fazê-lo. Usei minha velha câmera digital para fazer um programa na internet e foi assim que meu videoblogue começou", conta ele
.A inspiração para a criação do videoblogue Nós & Nóis, do brasileiro Thiago Fialho, foi parecida. "Estava começando um blogue e escrevia sobre fatos que aconteciam comigo e com meus amigos. Então pensei: "Por que não contar tudo isso através de vídeos? Seria mais fácil descrever os fatos com imagens do que com palavras".

Uso comercial
Os videoblogues não são usados apenas para contar histórias pessoais. Depois da atuação dos blogues com conteúdo político nas últimas eleições presidenciais dos EUA, os meios de comunicação da rede se mostraram formadores de opinião e ganharam respeito.
Prova disso são os projetos IndTV , um portal de videoblogues com teor político que será apoiado pelo ex-candidato à presidência dos EUA Al Gore, e pelo Demand Media, que publica relatos de protestos e manifestações ao redor do mundo.
A indústria do entretenimento também se aproveita do novo canal de comunicação. A página oficial de "Guerra nas Estrelas" vende o acesso a vídeos que mostram a produção do próximo filme da série por US$ 39,95. O ator Adam Sandler divulga seus filmes e envia mensagens em vídeo aos fãs.
O uso comercial ou político dos videoblogues, no entanto, ainda é reduzido se comparado ao grande número de páginas como a do italiano Luca e a do garoto mascarado Geek Jihadi, que filmam si mesmos acenando para a câmera.




Acesso em 02 de abril de 2011


   16.2 Segunda reportagem


Experiência pioneira em videoblogues é de 2000
da Folha de S.Paulo

Até o momento ninguém foi declarado oficialmente inventor dos videoblogues, mas pelo menos três pessoas reivindicam o título. Jeff Jarvis, do Buzzmachine.com, Glenn Reynolds, do Instapundit.com, e Adrian Miles, do Vlog 2.1. Todos brigam pelo título de primeiro internauta a publicar vídeos em um diário on-line.
Nos registros do mecanismo WayBack Machine, que armazena cópias de versões antigas de páginas da web, o Vlog 2.1 apresentou uma página com as características de um videologue em maio de 2001, enquanto que os registros mais antigos do Instapundit.com são de maio de 2002 e os do Buzzmachine.com são de janeiro do mesmo ano.
O sistema do WayBack Machine é sujeito a falhas nos registros, pois não armazena diariamente o conteúdo de todos os sites. Apenas Miles tem sua suposta descoberta documentada com links e vídeos (com data de novembro de 2000) e diferencia um blogue com vídeo de um videoblogue ou de um vlog, como ele o chama.
Tudo começou com uma filmagem da janela de seu escritório, na Austrália, feita no dia 27 de novembro de 2000. Desde então, Miles se especializou no estudo de novas mídias pelo Royal Melbourne Institute of Technology, escreveu um manifesto sobre os videoblogues e publicou centenas de vídeos em seu site. Em entrevista por e-mail para a Folha, Miles comentou quais foram suas intenções em 2000 e deu suas opiniões sobre o futuro dos videoblogues.

Folha -Quando e como o senhor teve a idéia de colocar vídeos em um blogue?
Adrian Miles - Comecei com blogues entre 1998 e 1999, mas não sabia bem o que fazer com eles. Em 2000, imaginei que poderia incluir vídeos neles e explorar a possibilidade de mostrar coisas diferentes, como fotos, sons e imagens em movimento ao mesmo tempo. Isso tornaria os vídeos parte do conteúdo dinâmico e faria com que eles, assim como os textos, servissem como links de uma página para outra.

Folha - A internet já oferece boas condições para exibição de vídeos?
Miles - As tecnologias de banda larga são boas até o ponto em que a internet atual suporta. Vídeos de boa qualidade já podem ser produzidos e exibidos com resolução de 320x240 pixels tranqüilamente. No entanto, novas técnicas, como o BitTorrent e os subscriptions feeds, poderão contribuir para uma melhor distribuição de conteúdo. Por isso, creio que dentro de cinco anos, provavelmente, estaremos fazendo tudo de uma forma diferente da que fazemos agora.

Folha - Que conselhos o senhor dá para quem pretende criar um videoblogue?
Miles - Não confunda o videoblogue com um programa de TV ou com um filme. Pense que eles são mais parecidos com comerciais de 30 segundos. Não há problema em narrar sua vida pessoal, mas tente fazê-lo de uma forma mais interessante. Você não precisa utilizar equipamentos caros. Os modelos atuais de câmeras digitais já vêm com funções para gravação de vídeo. Aliás, ter limitações é bom para manter disciplina e não criar vídeos com uma hora de duração.

Folha - Algum dia os videoblogues serão tão populares quanto os blogues e fotoblogues?
Miles - Creio que os blogues de texto sempre serão mais numerosos. Existem mais pessoas que escrevem diários do que pessoas que fotografam ou filmam, e isso continuará. Por outro lado, os videoblogues se tornarão uma parte significante das páginas pessoais quando as pessoas começarem a compartilhar seus vídeos caseiros. No campo da criatividade, os videoblogues também apresentam muitas possibilidades. A interatividade pode, por exemplo, evitar que o usuário precise parar todas as outras coisas que está fazendo para ver um filme inteiro em tela cheia.

Folha - Qual a nomenclatura que o senhor considera correta: videoblogue ou vlog?
Miles - Isso ainda não está claro. Eu comecei o primeiro blogue com vídeo e batizei o processo de vogging. Eu também escrevi um manifesto sobre o que o vogging deveria ser e, naquele momento, pensei que eles seriam blogues com alguma forma de vídeo interativo, diferentes dos videoblogues, que são apenas blogues com vídeos comuns, que não apresentam nenhuma interação.






Acesso em 2 de abril de 2011


  16.3 Terceira reportagem

Videologs e fotologs merecem olhar atento nas férias escolares
No mês de julho normalmente cresce o tempo de navegação e o número de visitas a esses sites
O relatório Web Brasil, estudo mensal realizado pelo IBOPE//NetRatings, mostra que o mês de julho, em razão das férias escolares mais curtas, é um período propício para o aumento da navegação em sites do tipo fotolog e, especialmente, videologs. “As análises históricas do uso de internet no domicílio demonstram que nas férias escolares de Verão, mais longas, diminui o número de usuários de internet, bem como o tempo de uso da web, enquanto em julho, boa parte dos internautas tende a permanecer mais tempo em casa e na internet e acabam visitando mais vezes sites onde é possível postar e ver fotos e vídeos, e também aumentando a duração destas visitas”, explica a analista de mídia e consumo do IBOPE, Janaina Gimael. 
Em março, a subcategoria fotografia recebeu a visita de 3,94 milhões de usuários únicos, enquanto a subcategoria vídeos/filmes contou com 6,52 milhões de usuários únicos, sendo o You Tube o grande responsável pelo maior número de visitantes únicos: 5,0 milhões. Em ambas as subcategorias – fotografia e vídeos/filmes – a maior parte do público é formada por jovens com até 24 anos (54,2% dos usuários de sites de fotografia e 51,2% dos usuários dos sites de vídeos). 
Em junho de 2006, os internautas residenciais ficavam em média 16m55s na categoria fotografia, tempo que passou para 18m28s em julho e caiu para 12m37s em agosto. Na categoria vídeos/filmes também houve aumento do tempo de navegação de junho para julho: de 14m57s para 19m37s, mostrando uma atenção maior dos internautas por sites do tipo durante as férias.
No Brasil, desde 2006 a tendência tem sido a expansão do uso dos sites do tipo videolog, com destaque para o You Tube, em detrimento do acesso aos sites de fotografia. De acordo com a analista do IBOPE, Janaina Gimael, o interesse pelos vídeos vem reduzindo aos poucos a importância das páginas de fotografia, o que não significa um definhamento dos fotologs diante dos videologs. “O internauta brasileiro passa a ter no vídeo uma opção além da fotografia, e tenderá a usar ambas”, explica.



Acesso em 2 de abril de 2011